Aprenda a revisar sua Harley-Davidson
As motos da Harley são ícones quase intocáveis e quase todos os seus proprietários tratam essa máquina como se fosse um membro da família (em alguns casos são mesmo, e são os mais queridos de todos). Essa moto histórica tem em seu DNA o famoso estilo de vida norte americano, Do It Your Self – Faça você mesmo na tradução ao pé da letra – e essa sensação de chegar no final de semana e você mesmo mexer na sua HD é uma experiência única.
Trocar o banco, o sissybar, ou até mesmo instalar uma bolha numa Touring podem ser tarefas simples, mas quando estamos com as motos, o sentimento de querer fazer mais é inevitável, então as pessoas começam a se aprofundar no assunto e começam a fazer pequenos reparos nas motos, em casa mesmo. Mas onde elas vão buscar o conhecimento para realizar determinados procedimentos?
Corra do Youtube
Sim, é nessa rede que 99% das pessoas procuram como soltar um cabo de acelerador ou como regular a embreagem ou até mesmo como fazer a inspeção dos pneus da moto (assista uma aula grátis sobre pneus) e ajuste da correia de uma HD. Tem coisa boa lá sim, mas podemos garantir que uma boa parte desses vídeos não sabem exatamente o que estão fazendo, principalmente em procedimentos mais apurados. Nós já recebemos motos na antiga oficina da 77 com problemas causados pelos vídeos do Youtube, e isso doeu no nosso coração e no bolso do proprietário.
Com quem aprender
Alexandre Corrêa já é bem conhecido no meio das Harleys, há 2 anos ele vem realizando cursos para quem deseja aprender mais sobre sua moto. O Alê é professor e instrutor em mecânica de motocicletas. Sua formação vem da Harley-Davidson University, em Milwaukee – EUA, e por muitos anos foi instrutor dos cursos de formação de técnicos da Harley-Davidson aqui no Brasil. Teve o prazer de formar vários mecânicos das concessionárias da marca e mecânicos das forças militares brasileiras, o cara sabe do que tá falando. O Alê também tem MBA em Gestão de Projetos e Pós Graduação em Mecânica Automobilística, fora os cursos específicos Harley-Davidson, nos Estados Unidos. Currículo impecável!

Alexandre em treinamento nos Estados Unidos
E porque ele saiu da Harley?
O Alê percebeu que precisava compartilhar seus conhecimentos com qualquer pessoa, antes ele estava atrelado apenas aos técnicos da marca (o que é uma enorme responsa), e sua alma de professor falou mais alto quando criou sua escola, a Cursos HD Brasil. A escola atende qualquer um que queira aprender a revisar uma Harley, atende mecânicos que querem se atualizar e oficinas que querem profissionalizar seus mecânicos.
E onde funciona a escola?
Hoje a Cursos HD Brasil atua no país inteiro através de seus treinamentos inloco, isso mesmo, nnao tem um espaço fixo, é só fechar uma turma em qualquer lugar do Brasil que o Alê leva o conhecimento dele. O Alê já esteve em Campinas, Rio de Janeiro, Blumenau, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Goiânia, Balneário Camboriú, Florianópolis, Mato Grosso, Brasília entre outras cidades que chamaram para o seu apoio.
Quais são os treinamentos?
São divididos em 4 Módulos que separam procedimentos específicos para cada conjunto da moto.
O Módulo 1 consiste na revisão da motocicleta, é ali que se dá o start para verificação e substituição de vários itens abordados em uma revisão na concessionária por exemplo.
História da Harley-Davidson
Evolução da marca desde a sua fundação
Código de Defeitos
• Histórico, passado e presente
Pin (Personal Identification Number)
• Verificação e Mudança
• Modo Transporte
• FOB (Free on Board) – verificação da bateria
Inspeção da Bateria
• Explanação sobre baterias
• Teste com multímetro
• Partida auxiliar
• Procedimentos de substituição
• Utilização de battery tender
Filtro de Ar
• remoção
• Inspeção visual
• Limpeza
• Procedimentos de montagem
Embreagem
• Explanação sobre funcionamento
• Lubrificação do cabo
• Ajuste da embreagem na primária
• Ajuste da folga
• Ajuste da virola
Velas de Ignição
• Explanação sobre velas
• Tipos mais utilizados
• Diferença entre velas quentes e frias
• Ajuste
• Lubrificação
• Montagem com torquímetro
• Medição da resistência do cabo de ignição com multímetro
Correia de Transmissão
• Ajuste
• Lubrificação
• Alinhamento da roda
• Procedimentos para ajuste
• Ferramentas especiais
Substituição da Mola do Descanso Lateral
• Família touring
Freios
• Explanação sobre os tipos de fluídos (DOT)
• Inspeção de umidade no fluído (caneta teste)
• Montagem adequada das tampas dos reservatórios
• Verificação do estado das pastilhas de freio (medição com paquímetro)
• Verificação do disco de freio (medição com micrômetro)
• Verificação do desvio lateral (medição com relógio comparador)
• Procedimentos de sangria (retirada de ar ou substituição do Fluído)
• Sangria eletrônica
Pneus
• Explanação dos códigos nos pneus
• Inspeção visual (profundidade dos sulcos e data de fabricação)
• Calibragem
Inspeção Elétrica
• verificação de funcionamentos das lâmpadas e luzes espia.
Lubrificantes
• Explanação sobre os tipos de lubrificantes – mineral, semi sintético e sintético
• Classificações SAE, API e JASO
• Explanação sobre o filtro de óleo
• Localização dos bujões de drenagem
• Substituição dos lubrificantes (motor, primária e transmissão)
• Verificação dos níveis
• Descarte correto dos lubrificantes e filtro
Cabos do Acelerador
• Lubrificação dos cabos do acelerador e retorno
• Lubrificação da manopla do acelerador
• Ajuste dos cabos do acelerador e retorno
Ajuste do Farol
• Condições para ajuste do farol
• Lâmpada halógena
• LED
Módulo 2 trata da elétrica da moto, toda parte elétrica e eletrônica são conferidas, medidas e colocadas à prova de defeitos para identificação de problemas que podem gerar muita dor de cabeça ao proprietário.
Noções básicas do multímetro
• Explanação sobre os botões e funções do multímetro
• Definição de Tensão, corrente e resistência
• Lei de OHM’s
• Teste de tensão e queda de tensão
Linha J1850 e HDLAN
• Explanação sobre o funcionamento dos dois sistemas
Definição dos módulos existentes na motocicleta
• TSM
• TSSM
• HFSM
• BCM
• ECM
• EHCU
Sistema de partida
• Teste do botão de partida;
• Teste do relê de partida;
• Teste do automático do motor de partida;
• Teste do motor de partida na motocicleta;
• Teste do motor de partida na bancada.
Sistema de ignição
• Teste do sinal da ECM para a centelha;
• Teste de sinal da ECM para a Bobina de ignição;
• Teste da Bobina de ignição na bancada;
• Teste do CKP;
• Aterramento da ECM;
• Alimentação da ECM (direto do maxi-fuse e pós chave).
Sistema de carga
• Teste da bateria;
• Teste de resistência dos pinos do estator com o chassi;
• Teste de saída de corrente com a moto em funcionamento;
• Teste de consumo total de corrente.
• Teste de saída total de corrente.
Módulo 3, tudo que estiver relacionado ao chassis da moto é visto nesse módulo.
Primária
• Desmontagem
• Análise e medição dos componentes internos;
• Montagem dos componentes da primária;
Embreagem:
• Desmontagem;
• Análise e medição dos separadores
• Análise e medição dos discos de embreagem
• Montagem dos componentes da embreagem
• Regulagem da embreagem
Substituição da correia de transmissão:
• Remoção da balança
• Análise das buchas da balança
• Montagem dos componentes após a substituição da correia;
Transmissão
• Retirada da bucha (pista do rolamento do cubo da embreagem)
• Retirada dos tubos de escapamento
• Remoção da tampa do trambulador
• Remoção da tampa do acionamento da embreagem
• Remoção dos eixos primário e secundário
• Desmontagem dos eixos
• Análise das engrenagens e rolamentos
• Montagem dos eixos
• Montagem dos eixos no bloco da transmissão
• Montagem das tampas (embreagem e trambulador)
• Montagem dos canos de escapamento
• Montagem da pista do rolamento
Caixa de direção:
• Desmontagem das mesas superior e inferior
• Análise dos rolamentos e lubrificação
• Montagem das mesas superior e inferior
Suspensão dianteira:
• Desmontagem do amortecedor;
• Medição e inspeção dos componentes internos
• Troca de fluídos
• Montagem do amortecedor
• Montagem da frente da motocicleta
• Ajuste dos rolamentos da caixa de direção
Módulo 4, Ajustes finos do motor e de componentes eletrônicos são vistos nesse módulo, um dos mais avançados do curso todo.
Motor – Componentes do Can Service
• Desmontagem, análise e montagem dos componentes para realizar o Can service.
• Desmontagem da tampa primária para verificar o estado do esticador.
Remoção do corpo TBI
• Limpeza do corpo e dos injetores
• Inspeção dos componentes eletrônicos que são instalados no corpo TBI (TMAP, IAC e TPS)
Teste do CKP
Teste de pressão de combustível
Teste de pressão de óleo do motor
Teste de compressão
Teste de estanqueidade
Todos os módulos entregam:
• Lista de Ferramentas utilizadas em todo o processo.
• Manuais de serviço e elétrico de acordo com o modelo e ano da motocicleta.
• Este treinamento poderá ser realizado durante um final de semana.
• Todo treinamento terá início às 8hrs e término as 17hrs.
• No final do treinamento todos os participantes receberão certificado.
O Alexandre disponibilizou também um o módulo 1 em video aulas. Você pode comprar o curso clicando aqui em nosso site.
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Aulas on line seriam bem vindas nesta quarentena. Que tal?
Geraldo, todos os nossos cursos são online.
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Há possibilidade de um curso online ou EAD?
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